SITUR e eCIDADE: novos jeitos de desbravar Cunha

Publicado em: 31 de março de 2022

Município ganha novas ferramentas e moradores e visitantes têm mais informações ao alcance das mãos.

A Prefeitura Municipal de Cunha, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, está sempre buscando meios de facilitar a vida dos cunhenses.

Pensando nisso, foi lançado recentemente o eCidade, um aplicativo que tem o munícipe como público principal, trazendo de forma clara e objetiva informações que ajudarão no dia a dia dos moradores como um todo. E tudo isso com um simples toque no celular: basta baixar o app gratuitamente e começar a usar!

Paralelo a essa novidade, a gestão municipal também lançará, em breve, o SITUR – Sistema de Inteligência Turística de Cunha, plataforma de planejamento, gestão e promoção focada 100% na atividade turística do município e que traz a Prefeitura e o trade turístico como uma espécie de gestão conjunta e organizada em prol das ações de desenvolvimento do turismo local.

De acordo com secretário de Turismo e Cultura, Mateus Novaes, “o lançamento dessas duas ferramentas é mais um passo que estamos dando pensando no desenvolvimento da atividade turística e que, consequentemente, trará diversos benefícios e resultados por meio delas para nosso município. O aplicativo eCidade é um canal de comunicação direta com nossos moradores, que traz uma linguagem informativa e direta para facilitar o acesso a informações que fazem parte do nosso cotidiano, ou seja, lá tem desde horário dos ônibus locais até indicação de lugares para o cunhense conhecer e desbravar a cidade. Já o SITUR é uma plataforma mais técnica, que será usada pela gestão pública e pelo empresariado, colocando lado a lado essas duas frentes para que consigamos ver o turismo de forma macro, pensando em planejamento e diretrizes para nortear as políticas públicas e demais ações que desenvolverão o setor. Por meio deste Sistema, criaremos o site de turismo oficial do município, por meio do qual intensificaremos a promoção dos negócios e atividades turísticas da nossa cidade. Ambas as ferramentas têm suas especificidades e são um verdadeiro ganho para a população, para o trade e para nossos visitantes”.

SITUR x eCIDADE CUNHA: você sabe qual a diferença?
SITUReCIDADE Cunha
-Canal de comunicação focado 100% na atividade turística do município; -O Sistema de Inteligência Turística de Cunha é uma plataforma on-line de gestão do turismo de Cunha; – Diz respeito sobre o PLANEJAMENTO, GESTÃO E PROMOÇÃO em âmbito municipal do turismo de Cunha, ou seja, é a base de dados oficial do município para estruturar as estratégias que nortearão o setor nos próximos anos; -Reúne dados atualizados da oferta e da demanda turísticas da cidade (inclusive com informações de banco de dados oficiais, como IBGE, RAIS, Receita Federal, Cadastur, além de dados do TripAdvisor e da Booking, por exemplo); –Possui ambiente de promoção turística, ou seja, é uma ferramenta que ajudará principalmente o trade turístico a divulgar seus produtos e serviços para os visitantes que escolherem Cunha como destino (será desenvolvido um site oficial do turismo do município); -Nessa plataforma, a administração municipal e o trade turístico atuam em conjunto, são parceiros.  -Canal de comunicação com foco no munícipe; -Mostra informações gerais, como previsão do tempo na cidade, notícias sobre o que está acontecendo na Câmara Municipal, horários dos ônibus locais e da coleta de lixo, notificações e alertas da Defesa Civil, obituários, vagas de empresa, entre outros temas pertinentes ao dia a dia do morador; -Dispõe de um guia comercial mostrando locais que fazem parte da rotina do cunhense; -Também traz um guia turístico resumido, com informações simples sobre alguns estabelecimentos e atrativos para que o munícipe saiba o que fazer e onde pode desfrutar de momentos de lazer na própria cidade. O ambiente “Guia turístico” do APP será alimentado com dados do SITUR, ou seja, os sistemas serão integrados, evitando, assim, que os empresários precisem cadastrar seus negócios duas vezes.