Festival de Inverno 2015 REAL MTB L’étape Slide3 Pedra da Macela

Festas e Eventos

 

JANEIRO

Folia de Reis – dia 06

Nessa data o grupo tradicional de Folia de Reis canta no presépio, em frente à Igreja Matriz. Há décadas essa tradição tem sido mantida viva geração em geração.

FEVEREIRO

Carnaval de Rua

Em Cunha os foliões de divertem nas ruas ao entorno da Praça da Matriz. Com muita descontração e alegria, a população e visitantes acompanham os dois blocos tradicionais – Dragões do Morro e Pé de Cana – e, nas matinês, crianças e adultos se divertem e dançam com as tradicionais marchinhas tocadas pela Banda Furiosa, cuja formação é de cunhenses. Na segunda-feira a atração maior fica por conta do divertido Bloco das Piranhas e nos últimos anos têm surgido vários outros blocos menores, compostos por grupos de amigos que complementam a alegria dos foliões.

MARÇO

Festa de São José

O Espaço Cultural do Parque Lavapés sediará a exposição “Tea Party”

TEA PARTY reunirá peças utilitárias em cerâmica relacionadas à cerimônia do chá e produzidas nos últimos 50 anos na Europa, nos EUA e no Japão, bem como peçaas do Muse.Um e de coleções particulares. Haverá também palestras e workshops de ceramistas do Brasil e Japão.

ABRIL / MAIO

Festa do Pinhão

O evento conta com praça de alimentação com produtos típicos à base de pinhão, shows na praça, exposições, visitas a sítios de araucárias de onde se pode acompanhar o processo de colheita o pinhão, festival gastronômicos e muito mais.

Com o intuito de agregar valor ao produto e incentivar o produtor rural, a festa já é conhecida por muitos e a cada ano tem atraído a atenção de turistas da região e dos grandes centros. Programação

Páscoa

O evento marca a tradição católica que se mantém viva na comunidade. As procissões atraem muitos fiéis e os destaques são a Procissão do Fogaréu, ritual recuperado recentemente na cidade e a encenação da Paixão de Cristo que acontece na frente da Igreja.

No domingo de Páscoa, após a Missa, há a Malhação de Judas, um atrativo à parte e que é apreciado por muitos. Na segunda-feira comemora-se a Festa da São Benedito e o atrativo principal é a Cavalaria de São Benedito.

Aniversário de Cunha

No dia 20 de abril a cidade comemora seu aniversário de emancipação política. Em 2011, comemorou seu 153º aniversário. Há desfile cívico das escolas municipais, particulares e estaduais.

JUNHO

Corpus Christi

Ainda se mantém as procissões pelos tapetes coloridos. A comunidade católica se envolve para decorar as ruas ao entorno do centro e faz um trabalho muito bonito e delicado.

Festas Juninas

Acontecem em alguns bairros da cidade e nas escolas. Há quadrilhas, casamentos, bingos, shows e comidinhas típicas.

Programação

JULHO

Festival de Inverno “Acordes na Serra”

Há 18 anos acontece este evento em Cunha. É um festival que mescla o erudito com o regional. Há concertos com orquestras, corais, cameratas, grupos de dança, apresentações teatrais, oficinas, shows na praça, festival gastronômico com cardápio de inverno, praça de alimentação e exposições.

Programação

Festa do Divino Espírito Santo

Tradicional Festa do Divino. Será uma oportunidade de assistir às missas, apreciar apresentações de congada e moçambique e a ainda desgutar um delicioso “afogadão”, um almoço típico que é servido à população e visitantes, gratuitamente, durante o dia todo.

Local: Casa da Festa, localizada à Rua Daher Pedro.

O evento tem atraído a cada ano centenas de visitantes da região.

AGOSTO

Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano

Evento que acontece nos vários restaurantes da cidade e que traz como principal produto o cordeiro servido com vários acompanhamentos. Há visitações em sítios de criação do animal.

SETEMBRO

EXPOCUNHA – Festa do Peão Valente

É a festa mais esperada pela população de Cunha. Há rodeio profissional, baile da rainha, shows com artistas de renome, bailão, tenda eletrônica e torneio leiteiro.

OUTUBRO

Festival da Cerâmica

Acontece nos vários ateliers de cerâmica. Há aberturas de fornada, queimas de raku, workshops, oficinas e exposição coletiva dos ceramistas.

DEZEMBRO

Natal Luz

Durante todo o mês de dezembro a cidade se enfeita para criar uma atmosfera natalina. Há casa do Papai Noel, presépio, apresentações culturais e Natal das Crianças.

 

22 Temporada de Inverno Acordes na Serra 2015

IMAGEM ARTE CARTAZ ACORDES NA SERRA 2015 - LINK SITE

Festá na Praça 2015

cartaz festa

15° Festival do Pinhão – Pinhão, Viola e Prosa na Praça

pinhao6

Clique na imagem para visualizar maior

15º Festival do Pinhão – Viola e Prosa na Praça

pinhao6ACONTECE NOS RESTAURANTES

CARNAVAL 2015 – ALEGRIA NA PELE

Confira as fotos do Carnaval 2015 no Facebook

Clique aqui para conferir o Álbum de Fotos

IMAGEM ARTE CARTAZ CARNAVAL 2015 - OK CURVAS

Festival de Cerâmica Cunha 2014

IMAGEM MENOR ARTE CARTAZETE PARA SITE 8º FESTIVAL DE CERÂMICA DE CUNHA

7ª FESTA GASTRONÔMICA DO CORDEIRO SERRANO

De 16 Agosto a 07 de Setembro de 2014

Programação

cartaz cordeiro 15-08

FESTIVAL DE INVERNO 2014

21ª Temporada de Inverno ACORDES NA SERRA 2014

imagem ARTE CARTAZ ACORDES NA SERRA 2014 ok para divulgação

IMAGEM ARTE BANNER 3 ACORDES 2014 - PÁGINA SITE SECRETARIA restaurantes

 

 

FESTÁ NA PRAÇA 2014

cartaz festa na praça 2014 atualizado

FESTA GASTRONÔMICA DA TRUTA

4º FESTA GASTRONÔMICA DA TRUTA

17 de Maio a 08 de Junho de 2014

ARTE FLYER 4ª FESTA TRUTA 2014 - eletronico(baixa resolução)

14º Festival do Pinhão Viola e Prosa na Praça

14º Festival do Pinhão

Viola e Prosa na Praça de 25 Abril a 11 de Maio de 2014

A

clique aqui para download do Cartaz  Festival do Pinhão

PROGRAMAÇÃO 

25 DE ABRIL À 11 DE MAIO DE 2014.

1° SEMANA

25/04- sexta-feira:

21:00 hs – LUIZ CARRERO TRIO. Praça da Matriz.

26/04- sábado:

16:00 hs – LEANDRO DIAS DUO. Praça da Matriz.

22:00 hs – MARIANGELA ZAN E BANDA. Praça da Matriz.

  27/04- domingo:

16:00 hs -THIAGO PACCOLA E FELIPE VIOLA. Praça da Matriz.

21:00 hs – ADRIANA FARIAS TRIO. Praça da Matriz.

 

2° SEMANA

02/05- sexta-feira:

21:00 hs – OSWALDINHO E MARISA. Praça da Matriz.   

                                     03/05- sábado:

16:00 hs – DANIEL FRANCISCÃO QUARTETO. Praça da Matriz.

22:00 hs – MARCELO VIOLA E RICARDO E BANDA. Praça da Matriz.

04/05- domingo:

16:00 hs – JUNIOR DA VIOLA. Praça da Matriz.

21:00 hs – VIOLEIROS MATUTOS QUINTETO. Praça da Matriz.

3° SEMANA

09/05- sexta-feira:

21:00 hs  – FABIOLA MIRELLA DUO. Praça da Matriz.

                                   10/05- sábado:

16:00 hs – ARNALDO FREITAS DUO. Praça da Matriz.

22:00 hs  – SANDRA E LEONARDA. Praça da Matriz.

                                   11/05- domingo:

16:00 hs – VIOLEIROS DE CUNHA. Praça da Matriz.

21:00 hs – VIOLA CABOCLA. Praça da Matriz.

EXPOCUNHA – RODEIO PEÃO VALENTE 2013

1231511_539124872826727_1856319209_n

BOLETIM INFORMATIVO – Julho/2013

Prefeitura da Estância Climática de Cunha lançou neste mês de julho,

a primeira edição online do boletim informativo. Com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pela atual administração,

esse veículo será uma importante ferramenta para levar a todos os munícipes as ações planejadas e executadas por cada secretaria, além de outras informações relevantes.

Nesta edição, estão algumas ações das secretarias de Saúde, Educação, Diretoria Social, Esportes, Planejamento e Obras, Turismo e Cultura.

Leia Mais…

 

Festival de Inverno – Acordes na Serra 2013

Ivan Lins é a estrela do 20º Festival de Inverno de Cunha

Evento terá ainda dezenas de atrações musicais, feiras de artesanato e programação especial nos restaurantes da charmosa cidade paulista encravada na Serra do Mar

Entre os dias 4 e 28 de julho a simpática e aconchegante cidade de Cunha deve receber dezenas de milhares de visitantes para a 20ª edição do seu já tradicional Festival de Inverno. Ao longo de quatro semanas, atrações musicais dos mais diversos estilos, eventos folclóricos e feiras de artesanato animam essa cidade encravada na Serra do Mar, a mais de 1 mil metros de altitude. Além disso, diversos restaurantes e pousadas aproveitam o clima frio para oferecer pratos especiais.

Os eventos do festival serão concentrados na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Ali, em um palco montado, a maior parte das atrações musicais vai se apresentar. E elas são muitas e variadas. Vão desde bandas de classic rock, como Siri na Lata, passando por representantes da MPB, como o cantor Ivan Lins, até conjuntos de jazz e blues, como o Amplitude Valvulada.

Cada uma das quatro semanas será dedicada a um estilo musical, sendo a primeira para o rock, a segunda para a MPB, a terceira para o choro e o samba e a quarta para o jazz e o blues.

Além da música, espetáculos típicos da região também darão o tom do festival. Entre eles está programada uma congada e uma orquestra de sinos. Ao longo de todo o mês de julho, os restaurantes da cidade também permanecerão abertos até mais tarde, todos os dias. Áreas para recriação das crianças também foram montadas, tornando o festival um evento para toda a família.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba e fica distante 225 quilômetros de São Paulo. De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas. Estância climática tradicional, Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Imagem cartaz Acordes na Serra

AD Comunicação & Marketing

www.adcomunicacao.com.br

FESTÁ NA PRAÇA 2013..

Festas juninas em Cunha prometem movimentar a cidade
“Festá na Praça” terá quadrilhas de bonecos gigantes, comidas típicas e o já tradicional bingo, além de outras atrações

A charmosa cidade de Cunha, que tem a Serra do Mar como pano de fundo, deve ficar ainda mais agitada nos próximos dias. Isso porque no dia 22 de junho começa a “Festá na Praça” – animada festa junina da cidade, que reúne moradores locais e dos arredores, além de muitos turistas. As comemorações acontecem na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho. Na programação, quadrilhas, apresentações artísticas, bingo – organizado pelas escolas da cidade – e, claro, muitos quitutes típicos das Festas de São João.

Além das clássicas quadrilhas – que este ano serão protagonizadas por alunos de três escolas locais –, a Quadrilha de Bonecões do “Grupo de Assessoria de Mobilização de Talentos” (GAMT), uma ONG de Caçapava, também é atração da festa e promete divertir os visitantes.

Com a ajuda de 12 bonecos gigantes, o grupo reproduz a coreografia de uma quadrilha junina tradicional, a partir de elementos do teatro, dança e música. O espetáculo existe desde 2010 e foi idealizado para alertar o público sobre a importância de preservar a tradição cultural das quadrilhas durante os festejos típicos desta época. Para isso, os integrantes se utilizam do humor e dão vida a personagens divertidas e cativantes, que cumprem com graciosidade a missão de transmitir a mensagem para a plateia.

Além da quadrilha nada convencional, o GAMT também apresenta a Dança do Coco, que recria o tradicional Coco de Roda – dança de origem popular, de letras simples, acompanhada por instrumentos e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares nordestinas. A sonoridade singular do Coco de Roda é garantida pelos participantes, que batem pés e palmas para marcar o ritmo da música – e tornam quase impossível a tarefa de ficar parado.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba, a 225 quilômetros de São Paulo. De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas. Estância climática tradicional, também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.
IMAGEM CARTAZ FESTÁ NA PRAÇA CURVAS para rádio Serrana2

AD Comunicação & Marketing

www.adcomunicacao.com.br

III Semana de Educação Ambiental Nascentes do Paraíba

Convite do Zé Paraíba

A “Semana de Educação Ambiental – Nascentes do Paraíba” instituída na Estância Climática de Cunha, para ser realizada anualmente, na semana consoante ao “Dia da Nascente do Rio Paraibuna – dia 23 de junho”, nesse ano tem como objetivo:

  • Ampliar as ações do “Programa Ambiental Interativo – PAI” nos município do Vale do Paraíba.
  • Promover atividades para conscientização, recuperação e preservação dos recursos naturais.
  • Contribuir para execução do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – 2011 / 2014.
  • Mobilizar a comunidade para participação na gestão dos recursos hídricos.
  • Divulgar as ações do Comitê das Águas nos Municípios.
  • Comemorar o Dia da Nascente do Rio Paraibuna – 23 de junho.

Todas as atividades realizadas na semana são gratuitas e abertas à participação do público em geral.

Dia 17 – Abertura da Semana de Educação Ambiental – Nascentes do Paraíba.

 Local: Câmara Municipal da Estância Climática de Cunha – Rua Don Lino, 73 – Centro

Público: Prefeitos, vereadores, secretários de governos municipais; representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, conselhos municipais, comitês de bacias hidrográficas, comitê das águas, frentes parlamentares; movimentos sociais e cidadãos.

09h00 – Abertura Oficial.

Mobilização, Educação Ambiental e Organização Social para Gestão dos Recursos Hídricos.

  • Haroldo Ronaldo Fernandes – Presidente da Câmara Municipal da Estância de Cunha.
  • Osmar Felipe Júnior – Prefeito Municipal da Estância Climática de Cunha.
  • José Éder Galdino da Costa – Secretário Municipal de Educação de Cunha.
  • Lázaro Tadeu Ferreira da Silva – Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba.
  • Francisco Carlos Moreira dos Santos - Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.
  • Edison Giriboni – Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

 Investimento Previsto para Municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul – Plano 2011 / 2014.              

  • Nazareno Mostarda Neto – Diretor de Bacia do Paraíba do Sul e Litoral Norte – DAEE / Taubaté.
  • Secretário Executivo do Comitê das Bacias Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
  • Lupércio Ziroldo Antônio – Diretor de Bacia do Baixo Tiete. DAEE / Birigui.
  • Coordenador do Programa Água Limpa do Departamento de Água e Energia Elétrica / SP.

 

11h30 – Intervalo

13h00 – Planejamento Ambiental para Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas.

José Luiz Albuquerque Filho – Coordenador técnico do Plano da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT/SP.

Zuleica Perez – Coordenadora de Planejamento Ambiental.

Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 14h30 – Intervalo                                                            

15h00 – Mesa Redonda: Plano de Investimentos e Agendamento de Atividades nos Municípios.

Facilitadores: Luiz Roberto Barretti – Vice Presidente do CBH-PS.

Gabriel de Arruda Barbosa Lima – Comitê das Águas / Jacareí.

Renato Farinazzo Lorza.

Gerente das Unidades de Conservação do Estado – Região do Vale do Paraíba – GEVAP

Membros do grupo de acompanhamento técnico, oficinas e reuniões setoriais do Plano da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul – 2011 / 2014.

17h00 – Intervalo      

 20h00 – Tribuna Livre: Projeto de Lei para Criação de Comitê das Águas em Municípios.

Lázaro Tadeu Ferreira da Silva – Coordenador do Movimento Nascentes do Paraíba.

Assista online: www.camaracunha.sp.gov.br – Clique em TV Câmara.

 

Dia 18 – XXXII Diálogo Pedagógico Ambiental

Local: Escola “Profº Benedito Aguiar Santana” – Av. Daher Pedro, 455 – Bairro do Areão.

Público: Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico, Professores das Unidades Escolares Estaduais das Diretorias Regionais de Ensino do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Redes Municipais de Ensino, Escolas Particulares e Universidades.

09h00 – Importância da Educação Ambiental para Revitalização do Rio Paraíba do Sul.

Jane Rose Dionísio Rodrigues – Câmara Técnica de Educação Ambiental Comitê das Bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.

09h40 – Educação Ambiental, Temas Transversais e Interdisciplinaridade.

Professor e Doutor José Felício Murad – Pró Reitor da Universidade de Taubaté – UNITAU.

10h20 – Intervalo.

10h40 – Socialização de Prática Pedagógica Ambiental bem sucedida na Unidade Escolar.

Professor Rogério Gonçalves Ribeiro Escola Estadual “Dr. Edgard de Souza” – Aparecida / SP.

11h20 – Esclarecimentos as perguntas do público, pelos palestrantes.

12h00 – Intervalo

13h00 – Programa Ambiental Interativo e Propostas para o Ensino Fundamental II.

Professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva – Movimento Nascentes do Paraíba.

Professora Sheyla Rubia Fernandes do Nascimento – EE “Profª Maria da Conceição Querido” Cunha / SP.

14h00 – Intervalo

14h30 – Viveiro de Mudas e Práticas Pedagógicas.

Ana Stella Ribeiro M. Neves – Viveiro Florestal de Taubaté/ Instituto Florestal / SMA-SP.

16h00 – Término.

 

 

Dia 19 – Ação Local: Mobilização pela Preservação da Nascente do Rio Paraíbuna.

Expedição Ambiental – Nascentes do Paraibuna.

  • Atividades com e para comunidade escolar da zona rural de Cunha.

Dia da Expressão Ambiental no Espaço Cultural “Elias José Abdalla”.

  • Atividades com e para comunidade escolar da área urbana de Cunha.

Apoio Técnico Profissional:

  • Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.
  • Associação Dois de Outubro – PAENGABA – Cruzeiro / SP.
  • Associação SerrAcima – Cunha / SP.
  • Base Operacional da Policia Ambiental de Guaratinguetá / SP.
  • Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA – Lorena / SP.
  • Instituto Florestal / Viveiro Florestal – Taubaté / SP.
  • Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo / SP.
  • Parque Estadual da Serra do Mar – Cunha / SP.
  • Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente – Cunha / SP.
  • Vale Soluções Ambientais.

Horários: Das 07h30 as 11h30 e das 13h00 as 17h00.

 

Dia 20 – XXXIII Diálogo Pedagógico Ambiental.

Local: Escola “Profº Benedito Aguiar Santana” – Av. Daher Pedro, 455 – Bairro do Areão.

Público: Profissionais de secretarias municipais de educação e meio ambiente;

Coordenadores de projetos de educação ambiental e áreas de vivências ecológicas;

Pesquisadores, professores e estudantes do ensino superior.

Parceiros de projetos municipais de educação ambiental

09h00 – Programas e Projetos para Educação Ambiental nos Municípios

Carlos Alexandre Ribeiro – Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA / SP.

José Ricardo Lopes – Coordenadoria do Programa Município VerdeAzul da SMA / SP.

10h20 – Intervalo

10h40 – Esclarecimentos as perguntas do público, pelos palestrantes.

11h30 – Intervalo

13h00 – Construindo o PAI – Programa Ambiental Interativo no Município.

Adriana Aparecida Raymundo Vasconcellos.

Coordenação de Projetos Municipais – Movimento Nascentes do Paraíba.

Elizethe dos Reis Pereira Carvalho.

Coordenação de Projetos Escolares – Movimento Nascentes do Paraíba.              

14h00 – Intervalo

14h30 – Planejamento das Atividades do PAI, para o 2º Semestre – 2013.

Contribuição dos participantes do XXXIII Diálogo Pedagógico Ambiental.

Coordenação: Lázaro Tadeu Ferreira da Silva – Movimento Nascentes do Paraíba.

16h00 – Termino.

 

 

Dia 21 – Ação Local: XXXIII Diálogo Pedagógico Ambiental.

Local: Escola “Profº Benedito Aguiar Santana” – Av. Daher Pedro, 455 – Bairro do Areão.

Público: Profissionais da Rede Estadual e Municipal de Educação e Meio Ambiente de Cunha.

Coordenadores de projetos de educação ambiental e áreas de vivências ecológicas;

Pesquisadores, professores e estudantes do ensino superior.

Conteúdo: Apresentação do Programa Ambiental Interativo – PAI.

Orientação para o planejamento das atividades do Segundo Semestre.

Horários: Das 07h30 as 10h30 e das 14h00 as 17h00.

 

Dia 22 – Encontro Regional do Comitê das Águas nos Municípios.

Local: Escola “Profº Benedito Aguiar Santana” – Av. Daher Pedro, 455 – Bairro do Areão.

Público: Participantes dos Comitês das Águas nos Municípios do Vale do Paraíba, membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, representantes de Reserva Particular do Patrimônio Natural, entidades ambientalistas, sindicatos, cooperativas e produtores rurais.

09h00 – Organização e Missão do Comitê das Águas nos Municípios.  

Lázaro Tadeu Ferreira da Silva – Movimento Nascentes do Paraíba.

Celso Luís Quaglia Giampá – Comitê das Águas / Lorena.

Walker Antonio Ferraz – Comitê das Águas / Jacareí.

10h00 – Intervalo

10h30 – Recursos, Estruturas e Projetos para Organização do Comitê das Águas nos Municípios

Adilson Gonsalves – GT – Comunicação, Organização Social e Mobilização / CBH-PS.

Heitor Donizete Teixeira – Câmara Municipal de Cunha / SP.

12h30 – Intervalo

14h00 – Processos e Recursos para Recuperação de Áreas de Interesse Ambiental.

Oswaldo José Bruno – SMA/SP – Fundação Florestal – Regional Botucatu / SP.

Coordenador do Programa Reserva Particular do Patrimônio Natural.

15h00 – Intervalo

15h30 – Programa Produtor de Água & Pagamento por Serviços Ambientais – PSA.

Paulo Valadares Soares

Secretário Executivo da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

Leesander Alves da Cruz – Coordenador do Programa Produtor de Água.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá – SP.

17h30 – Intervalo

18h00 – Araiá no Berço das Águas.

Local: Praça da Matriz – Cento da cidade.

Roda de Viola e Prosa com os Amigos do Zé do Paraíba.

Canto, danças e quitutes tradicionais do Berço das Águas:

Estância Climática de Cunha / SP.

Dia 23 – Dia da Nascente do Rio Paraíbuna.

08h00 - Visitas ao Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha.

              Saída do Portal de Cunha.

Público: Visitação para o público em geral.  Orientação no final da programação.

08h30 – Expedição Ambiental – Nascentes do Paraíba.

             Saída do Portal de Cunha.

Público: Participantes da III Semana de Educação Ambiental – Nascentes do Paraíba.

09h00 – Visita a Nascente do Rio Paraibuna.

Leitura da Carta da Nascente, editada e registrada em cartório, em 2003.

Vistoria técnica e registro de situação ambiental, para registro, em 2013.

10h00 – Toró de Parpite no Divisor das Bacias do Rio Paraibuna e Rio Paraitinga.

              Diálogo Técnico Ambiental e planejamento para ações 2013 / 2014.

11h30 – Retorno da Expedição.

12h00 – Almoço de Confraternização.

 

Programação das Visitas ao Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha.          

 

Público: O Parque estará aberto das 08:00 às 17:00, para o público em geral.

O visitante terá à disposição área de lazer, cachoeiras, centro de visitantes, apresentação

audiovisual da Unidade de Conservação e trilhas que percorrem trechos de Mata Atlântica.

Trilha do Rio Paraibuna – Extensão: 1,7 km; Percurso: trilha circular; Nível de dificuldade: baixo;

Tempo aproximado: 1 hora; Perfil altitudinal: 1.020 m – 1.100 m; Monitoramento:

Trilha autoguiada; Horário: Das 08:00 às 16:00 horas.

 

Trilha do Rio Bonito – Extensão: 7,6 km; Percurso: Trilha circular; Nível de dificuldade: alto;

Tempo aproximado: 4 horas e 30 minutos; Perfil altitudinal: 1020 – 1210 m;

Monitoramento: Trilha monitorada por guias do Parque; Horário: Saída às 09h00.

 

Trilhas das Cachoeiras – Extensão: 14,4 km; Percurso: Trilha com ida e volta, sendo que metade do

percurso pode ser feita de carro; Nível de dificuldade: médio; Tempo aproximado: 6 horas a pé, 4 horas

com metade do percurso sendo feita de carro; Perfil altitudinal: 1020 – 1140 m; Monitoramento: Trilha

monitorada por guias do Parque; Horário: Saída as 11h00.

 

Agendamento para visitação de segunda a sexta feira

No escritório urbano do parque, em horário comercial.

Endereço: Praça São Paulo 101, Cunha – SP.

Telefone: (12) 3111-1818 (12) 3111-2353

 

Realização da III Semana de Educação Ambiental – Nascentes do Paraíba

  • Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul – CBH-PS.
  • Movimento Nascentes do Paraíba.
  • Secretaria de Educação da Estância Climática de Cunha.

 

Parceiros:

  • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – DRE de Guaratinguetá.
  • Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – São Paulo / SP.
  • Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – DAEE / Taubaté.
  • Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Pinhal.
  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino – UNDIME / SP.

 

Apoios:

  • Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.
  • Associação Dois de Outubro – PAENGABA – Cruzeiro / SP.
  • Associação SerrAcima – Cunha / SP.
  • Base Operacional da Policia Ambiental de Guaratinguetá / SP.
  • BLOG SOS ÁGUAS DO BRASIL – Campos do Jordão / SP.
  • Câmara Municipal da Estância Climática de Cunha / SP.
  • Câmara Técnica de Mobilização e Educação Ambiental do CBH-PS.
  • Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA – Lorena / SP.
  • Comitê das Águas em Município – Jacareí / SP.
  • Comitê das Águas em Municípios – Lorena / SP.
  • Comitê das Bacias Hidrográficas do Tietê Batalha – Birigui / SP.
  • Coordenadora de Planejamento Ambiental – SMA do Estado de São Paulo.
  • Coordenadoria do Programa Município VerdeAzul da SMA do Estado de São Paulo.
  • Departamento de Água e Energia Elétrica – Birigui / SP.
  • Departamento de Água e Energia Elétrica – Taubaté.
  • Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba. SEE / SP.
  • Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos. SEE / SP.
  • Escola Estadual “Dr. Edgard de Souza” – Aparecida / SP.
  • Escola Estadual “Profª Maria da Conceição Querido” – Cunha / SP.
  • Escola Municipal “Benedito Aguiar Santana” de Cunha S/P.
  • Fundação Florestal – SMA/SP – Regional Botucatu / SP.
  • Gerencia das Unidades de Conservação do Estado – Região do Vale do Paraíba – GEVAP
  • Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT/SP.
  • Instituto Eco – Solidário – São José dos Campos / SP
  • Instituto Florestal / Viveiro Florestal – Taubaté / SP.
  • Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo / SP.
  • Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Guatainguetá / SP.
  • Parque Estadual da Serra do Mar – Cunha / SP.
  • Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha.
  • Pró Reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté – UNITAU.
  • Radio Serrana FM Cunha / SP. 104.9 mhv.
  • Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaratinguetá / SP.
  • Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cunha / SP.
  • Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cunha / SP.
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Cunha / SP.
  • Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo – SINDAREIA.
  • Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos – SP.
  • TV CIDADE – Taubaté / SP.
  • Vale Soluções Ambientais

Adventure Camp – Cunha

Cunha na Trilha Certa

Natal Luz 2012

Programação

21 dezembro – sexta-feira
21h00 – Coral Infantil Vozes do BAS (Benedito Aguiar Santana)
Local: Praça da Matriz

22 dezembro – sábado
21h00 – Coral da Igreja Metodista de Cunha
Local: Praça da Matriz

23 dezembro – domingo
21h00 – Apresentação de Sax com Samuel França
Local: Praça da Matriz

24 dezembro – segunda-feira
19h00 – Apresentação do Projeto Violas na Praça
21h00 – Missa do Galo
Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição
Após a Missa, apresentação do Grupo Folia de Reis “Magos do Oriente”, no Presépio
Local: Praça da Matriz

25 dezembro – terça-feira
18h00 – Musica Ambiente
Local: Praça da Matriz

28 dezembro – sexta-feira
18h00 – Musica Ambiente
Local: Praça da Matriz

29 dezembro – sábado
18h00 – Musica Ambiente
Local: Praça da Matriz

30 dezembro – domingo
18h00 – Musica Ambiente
Local: Praça da Matriz

31 dezembro – segunda – Reveillon 2012/2013
23h00 – Show da Virada com a Banda Matrix
00h00 – Show Pirotécnico para a chegada de 2013
Local: Praça da Matriz

 

Realização:
Prefeitura Municipal de Cunha
Secretaria de Turismo e Cultura
www.cunha.sp.gov.br
secretariadeturismocunha@gmail.com

Festa da Padroeira

Mais Notícias ...

Veja Também:

destaque_gastronomia
Gastronomia
destaque_locaizacao
Localização
destaque_hospedagem
Hospedagem
destaque_turismo
Turismo e Cultura
« Voltar ⇑ Topo