Até 1988, a Assistência Social era entendida como caridade,  filantropia,  assistencialismo. O SUAS – Sistema Único de Assistência Social é o modelo de gestão utilizado no Brasil para colocar em prática a Política Nacional de Assistência Social. Implantado em 2005 em todo o território nacional, o SUAS tem como objetivo proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade ou em risco social e pessoal garantia de maior acesso aos programas sociais.
No SUAS, as ações assistenciais são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas vivem, com as suas diferenças regionais, carências e potencialidades. Os programas, serviços e projetos devem ser desenvolvidos junto às localidades com maior vulnerabilidade social.
O atendimento atual vê a família como um todo. Assim, as ações não são mais voltadas para indivíduos isoladamente (criança, idoso, pessoa com deficiência), mas sim para a família e seus membros.
O SUAS é constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente pelo poder público ou através de convênios com entidades de assistência social.
Em nosso município o SUAS é operacionalizado através da Diretoria de Promoção Social que realiza os cadastros dos benefícios federais e estaduais e fiscaliza as condicionalidades de cada um dos programas, além de realizar atendimentos à população, onde cada caso é avaliado em sua individualidade.
E, finalmente, o Fundo Social de Solidariedade, que realiza projetos de geração de renda, campanhas soco assistenciais, como a Campanha do Agasalho, o Curso de Corte e Costura, bem como o Projeto de Aulas de Artesanato das beneficiárias do Renda Cidadã.
Hoje, percebemos que o Setor Social está em franco crescimento e transformação em Cunha, onde o principal objetivo é consolidar a Assistência Social como política pública, e olhar o cidadão com dignidade e respeito

Rua Major Santana, 163 – Centro
Telefone e WhatsApp:  (12)99710-7287
Horário de atendimento: das 07h às 16h
diretoriasocial@cunha.sp.gov.br

Pular para o conteúdo