Representantes de Cunha estarão presentes no 12° Encontro de Ceramistas em Paraty, de 30 de março a 1 de abril

1

Publicado em: 20 de março de 2018

A Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha apoia esse encontro.

(https://www.facebook.com/encontrodeceramistasemparaty/)

EXPOSIÇÕES…
As exposições serão realizadas na Associação Paraty Cultural, mais conhecida como Casa da Cultura, de 22 de março a 29 de abril. A exposição dos ceramistas de Paratytraz o trabalho autoral dos ceramistas residentes na cidade, e a cada ano fica nítida a evolução e a qualidade das criações individuais dos artistas locais.Nesta mostra da cerâmica autoral de Paraty damos espaço para uma singela mostra individual do ceramista Carlos Esteban, uruguaio de nascimento, mas residente na cidade há 30 anos. Carlos vem desenvolvendo seu próprio trabalho artístico e o pedagógico, ensinando crianças em escolas locais.

O Encontro, com seu intuito de incentivar a criatividade e objetivando surgimento de novos ceramistas, democratiza o acesso à exposição com uma instalação coletiva que terá como temática este ano “os seres”, resultado do trabalho coletivo desenvolvido por todos os ceramistas de Paraty e do movimento de formação continuada nos ateliês da cidade, na Casa da Cultura e no colégio Cembra.

Este ano terá destaque a exposição Tripolar de Cerâmica Serra e Mar, com representantes convidados das cidades de Caraguatatuba, Cunha, Paraty e a recém chegada ao grupo, Ubatuba. A união de forças entre as cidades da Serra do Mar, Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro e Litoral Norte Paulista fortalece a rede local através do intercambio cultural e da identidade da cerâmica.

FEIRA E OUTRAS ATIVIDADES…
A feira, as oficinas, demonstrações e queimas serão centralizadas na quadra da Praça da Matriz, local muito visitado durantes os feriados. As famosas tendas ao ar livre serão montadas para abrigar as atividades que atraem tanto o público ligado à cerâmica. Sempre com novidades, a feira tem um papel fundamental no terrítório, segundo Germana Arthuso, ceramista mineira radicada em Paraty, “a feira é um espaço de troca, de comercialização, de acessibilidade à cerâmica diretamente com o ceramista”.

PROGRAMA EDUCATIVO
Pela primeira vez, o programa educativo do Encontro de Ceramista se estenderá por todo o ano de 2018, no colégio estadual Cembra, que fica perto da Praça do Chafariz. E é no espaço escolar que os alunos aprenderão cerâmica do começo ao fim, com direito a festa em comemoração às queimas. “A arte na escola é fundamental.Para o aluno ter uma formação completa é preciso um trabalho sério como é o dos ceramistas”, define Gabriela Gibrail, diretora do Cembra.

E PARA REALIZAR TUDO ISSO….
…este ano os ceramistas colocaram literalmente a mão na massa, reunidos em comissões participaram ativamente da produção do encontro. A coordenadora geral e ceramista, Luciana Marsilio, vê de maneira positiva as mudanças que ocorreram este ano e o resultado éo fortalecimento das relações afetivas, um encontro acolhedor entre os ceramistas e o público.
“Em tempos de inconformismo a união nos fortalece, envolve e nos faz mais unidos….Somos conscientes do nosso papel na produção artística local e nacional” , afirma Luciana.

Programação

OFICINAS
Crianças e adultos poderão se aperfeiçoar ou ter o primeiro contato com a argila em plena praça. Wagner Gambaré, ceramista vindo de Cunha, mostrará como se faz textura craquelada na modelagem, no torno. As crianças poderão expressar toda sua criatividade com os experientes ceramistas Felipe Alcântara, Lúcia Gomes e Renata Del Campo.

DEMONSTRAÇÕES
Ao vivo, peças serão construídas no torno elétrico e de pé, pelas ceramistas Lulu Silva Telles e Maria Morena Godoy. Especialmente convidada para a demonstração de torno da 12o edição, Tânia Fernandes aprendeu com os mestres oleiros da cerâmica utilitária de São José, Santa Catarina.

FEIRA
Para quem procura peças únicas, assinadas com design exclusivo, a feira de cerâmica é o lugar certo. Adquirir uma peça diretamente com o artista proporciona a troca de saberes e um conhecimento mais aprofundado das técnicas da arte do fogo.

PARTICIPANTES DA EXPOSIÇÃO TRIPOLAR

Cunha | René Le Denmat, Kimiko Suenaga, Wagner Gambaré

Caraguatatuba | Angela Maria Nunes ,Luciana Renna, Vania Takahashi
Ubatuba | Denise Magon, Lícida Vidal, Érica Sanches
Paraty | D. Doca

SERVIÇO
ASSOCIAÇÃO PARATY CULTURAL
rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico – Paraty – RJ
terça a sábado das 10-22h e domingo das 10-18h

QUADRA DA PRAÇA DA MATRIZ

COLÉGIO CEMBRA
rua Mal. Deodoro, 479 – Centro – Paraty – RJ

 

Pular para o conteúdo