Feira de Troca de Sementes regressa a Cunha

Publicado em: 30 de agosto de 2022

Tema do encontro – “Sementes livres, povo saudável” – sublinha

importância da preservação da agrobiodiversidade

Cunha, SP – Depois de dois anos sem poder permutar sementes crioulas e mudas com colegas de outros bairros e cidades, os agricultores de Cunha festejarão, no sábado 10 de setembro de 2022, o retorno da famosa feira de trocas. Essa será a décima edição de uma atividade pioneira, já que Cunha foi a primeira cidade no Vale do Paraíba a criar esse tipo de encontro.

Com rodas de conversas e oficinas, venda de produtos orgânicos e de artesanato, atividades para crianças, apresentações musicais e os rituais de intercâmbios de mudas e de sementes entre agricultores, o evento será realizado na Praça do Rosário, no centro da cidade. Terá início as 7h00 da manhã e se prolongará até às 16h00.

As feiras de trocas de sementes crioulas e de mudas representam uma oportunidade concreta para a conservação da agrobiodiversidade e o fortalecimento das redes e dos coletivos de agricultura familiar e de proteção ambiental. “O desaparecimento das sementes crioulas significaria uma perda fundamental da biodiversidade e da cultura de um povo. A semente, além de ser um alimento, retrata também a essência de cada comunidade”, explica Jessica Marques, diretora da organização SerrAcima, fundada em 1999. “As sementes crioulas garantem uma alimentação saudável, diversificada e de qualidade”.

“Participei de todas as nove feiras anteriores e estou feliz em fazer parte da organização da décima”, afirma Lucimeire Alves de Toledo, agricultora e presidente da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Cunha (APAC). “Mais do que a simples troca de sementes, nossa feira promove o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, além de dar um impulso grande para a melhoria da qualidade das sementes”.

O evento é promovido pela organização ambiental SerrAcima, em parceria com associações locais como APAC, BIOCUNHA, AMPRASP, APICUNHA e CATI, além do apoio da Prefeitura Municipal de Cunha.

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta 05 OUT 20 °C | 13 °C
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta 06 OUT 23 °C | 13 °C
Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta 07 OUT 23 °C | 15 °C
Sábado 08 OUT 22 °C | 13 °C
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo 09 OUT 24 °C | 14 °C
Sol e Chuva