Cunha lança Sistema de Inteligência Turística e une o trade para desenvolvimento do setor

Publicado em: 8 de setembro de 2022

Evento contou com a participação de diversos representantes do segmento turístico local e projeto visa posicionar a cidade como referência no estado.

No fim do mês passado, a Câmara Municipal de Cunha foi palco da entrega do maior programa de desenvolvimento turístico que o município já teve: foram lançados o SITUR Cunha, a Identidade Visual Turística e o Portal Turístico Oficial.

Na ocasião, o diretor-executivo da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), empresa responsável pelo projeto, Dener Fonseca, e o secretário da Secretaria de Turismo e Cultura, Mateus Novaes, fizeram uma apresentação conjunta sobre o SITUR, mostrando aos presentes o potencial do Sistema como principal ferramenta para o Poder Público e a iniciativa privada fazerem a gestão e promoção de seus produtos e serviços turísticos, ou seja, como podem usá-lo para colocar o turismo cunhense na vitrine para o mundo todo ver e visitar o destino.

Para Fonseca, “Cunha foi um grande desafio, pois conta com um trade exigente e muito engajado nas ações. A Comissão que atuou na elaboração de uma proposta para compor o Plano de Desenvolvimento Turístico 2022-2025, por exemplo, foi muito atuante e colaborativa, o que nos mostrou o potencial da cidade e a vontade que o trade tem em investir cada vez mais nas ações relacionadas ao segmento. Vimos também uma Administração Pública muito bem disposta e comprometida com as ações que estavam em curso e uma população aberta para fazer o turismo acontecer e crescer com as novas oportunidades que estão surgindo”.

Já Novaes destacou que “o SITUR Cunha representa um avanço importante para o nosso turismo e estamos, já há alguns meses, fazendo um intenso trabalho de alinhamento com todos os setores envolvidos. O Sistema será uma forma muito assertiva de centralizar as informações para o turista, pois, até então, não tínhamos nenhuma plataforma nesse sentido. Por meio dele, esperamos também ter mais proximidade com o trade para que trabalhemos juntos no desenvolvimento das ações na cidade. Estamos muito bem localizados, fazemos parte da Estrada Real, temos atrativos belíssimos, uma rica gastronomia e uma rede hoteleira de alto nível, somos a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura e precisamos mostrar o que temos de melhor para atrair visitantes que queiram experiências diferenciadas quando viajam.  O SITUR é uma ferramenta completa, sem custo para o empresariado e que coloca seus produtos, serviços e eventos direto na prateleira, bem ao alcance do turista. A recepção desse lançamento pelo trade foi muito boa e estamos chegando cada vez em mais pessoas. Muita gente que ainda não tinha feito a inscrição no Sistema está nos procurando para cadastrar seus negócios e, com isso, todas as pontas da cadeia têm a ganhar: a Administração Municipal consegue gerir o turismo de forma mais eficaz e alinhada às demandas reais, o trade tem um espaço seguro e oficial para divulgar seus negócios, movimenta-se a economia e isso contribui para a melhoria na qualidade de vida dos cunhenses e o turista tem a seu dispor uma oferta mais preparada para recebê-lo bem e proporcionar um roteiro inesquecível.”.

Durante o evento, foram apresentados o Portal Turístico com foco no visitante e o Portal de Negócios, que será uma ferramenta voltada para investidores (com vendas de produtos e serviços no atacado).

Além de representantes de equipamentos de alimentação e de hospedagem, atrativos turísticos, guias de turismo e do COMTUR, também compareceram no lançamento o prefeito de Cunha, José Éder; o prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP, Marco Antônio de Oliveira (Marquinhos) e sua esposa, Sônia Aparecida Lima de Oliveira; o prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, e a secretária de Turismo, Ana Paula; a vice-prefeita de Itamonte, Márcia Ferreira Castilho, e a secretária de Turismo, Neca Romanelli.

Nas etapas anteriores do projeto já tinham sido feitos os trabalhos de atualização do Inventário da Oferta Turística, Estudo de Demanda Turística e Plano Diretor de Turismo.

Conheça o Portal Turístico Oficial da cidade e #visiteCunha! https://visitecunha.sp.gov.br/

Próximos passos: oficinas de capacitação para o trade

Entre os dias 13 e 14/09 serão oferecidas oficinas gratuitas (de Cadastramento e Gerenciamento On-line de Informações Turísticas, e também de Promoção da Oferta Turística) para o trade turístico da cidade aprender a usar o SITUR. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/3ayK39KBcfJmQL4z7.