ABET e Cunha, em São Paulo, iniciam trabalho para reestruturar o turismo na cidade

1

Publicado em: 19 de outubro de 2021

Projeto prevê o desenvolvimento do novo Plano Diretor de Turismo, criação de nova Marca Turística e implantação do SITUR (Sistema de Inteligência Turística) de Cunha até o fim deste ano.

No último dia 08/10, a Prefeitura Municipal de Cunha, cidade do leste do estado de São Paulo, recebeu representantes do trade turístico para que conhecessem mais de perto o SITUR (Sistema de Inteligência Turística), plataforma que está sendo implantada pela ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) com o objetivo de promover o turismo no município.

Para o chefe da Seção de Turismo de Cunha, Marcos do Nascimento, “esperamos que o SITUR profissionalize o turismo em nossa cidade e traga contrapartidas para toda a comunidade, todo o trade e todo turista. Que o Sistema seja a ‘liga’ para unir forças e conhecimentos para o benefício do munícipe. Quanto ao Plano Diretor de Turismo, nossa expectativa é que ele seja o parceiro perfeito do SITUR, que seja o norte que precisamos para fazer um turismo digno da cidade de Cunha”.

O diretor de Turismo e Cultura, Mateus Henrique de Novaes, corrobora com essa visão: “acredito que o SITUR será um verdadeiro marco, um divisor de águas para nós. É um privilégio poder contar com a experiência e conhecimento da ABET e, por isso, nossa expectativa para os desdobramentos do SITUR é muito grande”. 

Para a próxima etapa do projeto, que culminará no Plano Diretor de Turismo (PDT) da cidade, será feita a atualização dos dados do Inventário da Oferta Turística, ação em que os pesquisadores da ABET farão contato com proprietários e gestores de negócios turísticos (como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, atrativos e comércios). A primeira parte desse processo acontece via telefone (entre os dias 18 e 23/10) e, a segunda, presencialmente entre os dias 25 e 30/10.

Para a coordenadora de campo da ABET, Kássia Monteiro, “pela metodologia da ABET, tentamos fazer com que cada etapa do projeto tenha a participação da comunidade de alguma forma (às vezes via atualização de dados públicos, para que consigamos fazer o inventário da cidade; às vezes via pesquisas em que todos são convidados a participar; às vezes por meio de reuniões com representantes de diferentes setores – como hospedagens, equipamentos de alimentação, eventos, produção associada ao turismo, entre outros –; às vezes por meio de seminários que trazem dinâmicas para que os setores conversem entre si para chegarmos aos pontos prioritários comuns a serem trabalhados; às vezes via oficinas de treinamento para o trade), pois entendemos que uma construção colaborativa traz resultados muito melhores, como um Plano Diretor de Turismo mais abrangente e assertivo e que vai contribuir de fato para a promoção do setor e a consequente melhoria na qualidade de vida da população local e na atração de investidores que sabem do potencial turístico do município”.

Continuando os trabalhos, no dia 11/11 será feita uma oficina de capacitação presencial para o trade, para que empresários e gestores aprendam a usar o SITUR de Cunha. Os temas das oficinas serão “Cadastramento e gerenciamento on-line de informações turísticas” e “Promoção turística”, e a inscrição poderá ser feita via formulário eletrônico (em breve).

Durante o projeto, também serão feitos o Estudo de Demanda Turística e a Marca Turística de Cunha, e a entrega do novo Plano Diretor de Turismo da cidade está previsto para o fim de 2021.

Para o secretário de Turismo de Cunha, Márcio Gomes da Silva Vieira, “o PDT é a espinha dorsal, a ferramenta essencial da ação de turismo pensando no curto e médio prazos. Elaborar um documento completo e equilibrado, que reflita o conjunto dos anseios de todos aqueles que estão envolvidos no turismo é um dos nossos maiores desafios e, novamente, o apoio e as credenciais da ABET serão muito valiosos nesse contexto. Estamos empolgados”, finaliza.

A Prefeitura Municipal pede aos empresários que atendam e recebam os pesquisadores da ABET no período acima citado para que possamos dar sequência às demais ações do projeto.

SERVIÇO:

O quê: atualização do Inventário da Oferta Turística e Oficina sobre o SITUR 

Quando: 18 a 30/10 (Inventário) / 11/11 (oficina)

Onde: cidade toda (Inventário) / Local a definir (oficina)

Para quem: trade turístico de Cunha

Mais informações: Prefeitura/Secretaria de Turismo – turismoecultura@cunha.sp.gov.br

Fonte: http://www.abet.tur.br/abet-e-cunha-em-sao-paulo-iniciam-trabalho-para-reestruturar-o-turismo-na-cidade/

MAPA DO SITE