Slide3 Pedra da Macela Lindas Cachoeiras

Exército Brasileiro realiza exercício de adestramento e ação cívico-social em Cunha

Atividade vem ocorrendo, desde 21 de novembro e vai até o dia 30, em sete municípios do Vale do Paraíba e Cunha será uma dessas localidades. Helicópteros, blindados, fuzis e metralhadoras serão empregados pelas tropas durante o exercício

O Exército Brasileiro realizará, no Vale e em Cunha, o Exercício Agulhas Negras. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da 2ª Divisão de Exército em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

A área de operações inclui as cidades de Canas, Cunha, Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Taubaté. Esta é a 22ª edição do Exercício Agulhas Negras, denominada Operação Catioca, em que mais de 4 mil militares de 35 unidades do Exército participarão das operações.

Estão envolvidas no exercício, por exemplo, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Comando de Aviação do Exército, a Brigada de Infantaria Paraquedista, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, o 1° Batalhão de Guerra Eletrônica e o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Helicópteros, blindados, fuzis e metralhadoras estão entre os equipamentos que serão utilizados pelas tropas durante o Exercício. O 1° Batalhão DQBRN, por exemplo, fará uso de equipamentos para descontaminação de material e pessoal, simulando incidentes com agentes químicos, biológicos e radiológicos.

Além disso, serão realizadas Ações Cívico Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com orientação médico-odontológica, realização de atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais.

Ações em Cunha
Em Cunha, haverá a execução de uma ação cívico-social, no dia 29 de novembro de 2017, das 9h30 às 12 h, na Praça da Matriz (área coberta do Centro Histórico). Dessa ação, constará as seguintes atividades:
a) apresentação de banda
b) exposição de equipamentos
c) atendimento médico e dentário (inclusive com distribuição de alguns kits dentários)
d) palestra sobre noções de higiene bucal, palestra sobre serviço militar e como entrar no Exército
e) corte de cabelo
f) apresentação de um boneco inflável de cerca de 3 m de altura

Veja Também:

Localização
Hospedagem
Festas e Eventos
Gastronomia
« Voltar ⇑ Topo