Cunha inova e traz um evento de alto nível, com atrações da maior qualidade, para o Verão na Montanha – Cunha Fest

1º Cunha Fest

De 25 a 28 de Janeiro em Cunha

Festival de música, gratuito, agita o verão na montanha

Cunha recebe pela primeira vez evento que traz no line-up mais de 20 apresentações entre o palco principal e intervenções musicais espalhadas pela cidade. Big Time Orchestra convida Tiago Abravanel, Serial Funkers convida Ed Motta, Folk it All e Leo Mancini estarão no programa.

A proposta visa projetar a cidade, nacional e internacionalmente, através de um festival de música, com shows de artistas renomados, inseridos numa das mais belas paisagens do Brasil!

A ideia de realizar o festival tem como objetivo movimentar a cidade em dias intensos, com muita música de qualidade fora da temporada de inverno, misturando vários ritmos… do soul ao rock, do folk a muita música brasileira e ainda com o tempero do jazz e do blues. Trazendo turistas, músicos, artistas e incentivando a ocupação e integração, atraindo turistas que estejam passando pela região e as agências de turismo, além da população da cidade em um período diferenciado.

O Verão na Montanha – Cunha Fest tem no seu conceito a filosofia de apresentar ao público a riqueza de bandas nacionais em encontros inusitados. Proporcionando diferentes experiências dentro e fora do palco, reunindo público e artistas de diversos estilos e regiões do Brasil.

A escolha das atrações musicais não é aleatória, resulta de muito estudo, experiência e afinidades artísticas, sempre pensando na qualidade. O line-up foi cuidadosamente pensado e produzido pela Lucas Shows, com direção de Herbert Lucas, e as atrações escolhidas apresentam “shows criativos”, diferentes de seus shows habituais.

Montanhas, vales, paisagem exuberante, cachoeiras, sossego, gastronomia, artesanato. Isso e muito mais é o que o turista encontra na Estância Climática de Cunha, que fica no Alto Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. A cidade é um ótimo destino para passeios, além das belezas naturais da Serra do Mar, o município tem fácil acesso para as praias, devido à sua proximidade com Paraty (RJ), Ubatuba e Caraguatatuba (SP). Cunha fica no eixo Rio-São Paulo e seu principal acesso é pela Via Dutra.

O centro urbano de Cunha traz em suas ruas marcas da história do Brasil, com construções muito antigas (algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico), incluindo a Igreja da Matriz, que foi construída em 1731 e está passando por restauração. Essas evidências históricas remetem à época em que Cunha era rota dos tropeiros que percorriam a Estrada Real, levando o ouro de Minas Gerais até o porto de Paraty e de lá para o Rio de Janeiro e Portugal.

Suas principais e mais antigas igrejas são a de São José da Boa Vista (de 1724), a da Matriz (Nossa Senhora da Conceição – padroeira), que é de 1731; e a do Rosário (de 1793).

Outra herança tornou a cidade o maior pólo de cerâmica de alta temperatura da América Latina. Na década de 1970, ceramistas de diversas nacionalidades escolheram a cidade para desenvolver seus trabalhos com o emprego de fornos que utilizam a tradicional e milenar tecnologia chinesa/japonesa chamada noborigama. Com o crescimento desse pólo, foram formadas novas gerações de ceramistas e atraíram-se outros artistas que trouxeram diferentes técnicas cerâmicas. Quem visitar a cidade pode apreciar esta arte milenar, presenciar as aberturas de fornadas (que acontecem três ou quatro vezes por ano) e apreciar/comprar variadas peças dos diversos ceramistas da cidade.

Nos últimos anos, desenvolveu-se expressivamente no município o cultivo de lavandas, uma atividade que tem atraído a visitação de muitos turistas. Nesses plantios, além da plantação propriamente dita é extraído o óleo da lavanda, com o qual se produz sabonetes, aromatizantes e outros itens.

No passeio pela cidade, não se pode deixar de conhecer a sua gastronomia, que inclui pratos típicos da região e muitos outros elaborados pelos renomados chefes de cozinha de Cunha, que incluem receitas com truta, pinhão, queijos, mel, cordeiro, cogumelo shitake e muito mais.

A estância oferece ainda diversas opções de turismo rural, que inclui conhecer fazendas de cultivo de cogumelo shitake, de truta e de cordeiro, apiários, queijarias, pesqueiros e alambiques. A cerveja artesanal também está ganhando espaço na cidade e é possível visitar as cervejarias e degustar a bebida.

Depois disso, é preciso conhecer as belezas naturais que o lugar oferece, como as cachoeiras do Pimenta, do Desterro (na Estrada do Monjolo) e do Barracão (no Parque Estadual), entre as muitas outras. Tem também a Pedra da Macela, que em seu pico, a 1.840 m de altitude, é possível apreciar a paisagem deslumbrante que inclui Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis e todas as montanhas e serras que ficam no entorno de Cunha; e o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, onde o visitante também pode se banhar em suas cachoeiras e percorrer suas trilhas guiadas por monitores.

Como chegar

Cunha está a 230 km da capital paulista. O visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) até a Saída 65, em Guaratinguetá. A partir dali, seguir pela Rodovia Paulo Virgínio (SP-171) até Cunha.

Quem for de ônibus, também deve ir até Guaratinguetá. Na rodoviária há ônibus intermunicipal até Cunha. Os horários das partidas devem ser checados no local.

Para mais informações acesse: www.cunha.sp.gov.br

Realização: Prefeitura da Estância Turística de Cunha e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Concepção e produção: Lucas Shows

Quinta 25/jan/2018

22h00 – Fernando Rios Viva Tim e Bem

Sexta 26/jan/2018